02 NOTA DA ASSEMBLEIA POPULAR ACERCA DA REDUÇÃO DAS PASSAGENS

O anúncio da redução de 15 centavos na tarifa de ônibus em Belo Horizonte, feito na tarde dessa sexta pelo prefeito Márcio Lacerda, é agora comemorado por todos nós. Finalmente nossa cidade se junta às outras cerca de 60 cidades brasileiras onde o suor e a luta de milhões de pessoas nas ruas se transformaram em vitórias concretas para a população.
Sem dúvida nenhuma, voltar a pagar R$ 2,65 para andar de ônibus fará diferença na vida de quem depende do transporte público para ter acesso a trabalho, cultura e lazer. Não nos restam dúvidas de que essa conquista só foi possível porque fomos às ruas, nos mobilizamos e, principalmente, porque mostramos nosssa capacidade de articulação e organização ao ocuparmos a Câmara Municipal de Belo Horizonte no último dia 29 de junho.
Ao mesmo tempo, porém, cabe ressaltar nesse momento que essa foi apenas uma das reivindicações apresentadas ao prefeito e ao vereadores no nosso ato de ocupação da Câmara e nas duas reuniões feitas com representantes do executivo.
Nossas outras reivindicações foram: transparência das contas das concessionárias de transporte coletivo através da publicação das planilhas de custo das empresas e passe-livre para estudantes e desempregados.
Além disso, vale lembrar que o corte das tarifas vem por meio de isenção fiscal das empresas, que deixam de pagar ao estado para conceder esse direito. O acúmulo apresentado até agora em nossas discussões demonstra a necessidade de não colocar na conta dos cofres públicos essa redução, e sim na conta das empresas. Por fim, esperamos ainda do prefeito um posicionamento sobre a desoneração da folha de pagamento, anunciada em janeiro e até hoje não incorporada ao preço da passagem. A previsão é de que essa incorporação signifique uma queda de mais 10 centavos na tarifa de ônibus.
Dessa maneira, chamamos toda a população a fortalecer conosco essa luta, que não se encerra por aqui. Não é e nem nunca foi por 15 centavos.
Respeitando a horizontalidade e a autonomia na tomada de decisões, as deliberações sobre a melhor forma de continuar e crescer a mobilização serão feitas na nossa próxima sessão, que irá acontecer sábado, às 17hs, na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Estão todos e todas convidados!

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License