ATA GT DIREITOS HUMANOS - 03-08-13

ATA REUNIÃO GT DIREITOS HUMANOS E LUTA CONTRA AS OPRESSÕES – ASSEMBLÉIA POPULAR HORIZONTAL DE BELO HORIZONTE – 01 de agosto de 2013 – 19:00 – Praça da Estação

1. Apresentação

2. Relato da última reunião: Revisão de pautas pensando a articulação com outros coletivos, grupos e órgãos públicos; Aprimoramento e inclusão de textos na CARTILHA, principalmente: Legalização da maconha; Extermínio da juventude negra; e, Abertura dos arquivos da ditadura.

2.1. CARTILHA: PENDENTE
2.2. Apontamentos sobre POP Sistema Prisional; Militarização da Guarda Municipal

3. Apresentação e histórico do GT, inicialmente chamado de Repressão Policial – após com o nome de Coletivo Morro na Favela é Verbo – e, atualmente como: GT DE DESMILITARIZAÇÃO E ANTI-REPRESSÃO POLICIAL.
Reflexão sobre PEC 300; 102; 432
Polêmica da reivindicação de: fim da polícia (necessidade de aprofundar a discussão)
Carta de Cuibá
Ações: Cartilha; Aulão; Oficina de abordagem policial (sugestão: teatro do oprimido: contatos PA e Laila VO)
Sugestão: sair do centro, estar mais presente nas periferias, inclusive durante as reuniões.
DENUNCIA COLETIVA (CHAMADA): População de rua: Movimento Nacional População de Rua; PROVITA sugestão da promotora Cláudia; Isabela COPAC…

4. DIA 22 DE AGOSTO, Praça Sete, 15:00: “MARCHA NACIONAL CONTRA O GENOCÍDIO DO POVO NEGRO” (Ato em conjunto com o GT DE DESMILITARIZAÇÃO E ANTI-REPRESSÃO POLICIAL.

CHAMADA PELO FB: https://www.facebook.com/events/142710172604190/ “De acordo com o Mapa da Violência o extermínio da juventude no Brasil, cresceu 326,1% nas ultimas três décadas. São 46.920 mortes, em 2011,63,4% tiveram causas violentas (acidentes de trânsito, homicídio ou suicídio). na faixa etária de 14 a 25 anos. Ainda dee acordo com o Fórum das Juventudes, 70 % dos homicídios são de jovens negros no Brasil. Belo Horizonte é a 6º capital com maior índice de homicídio de sua juventude.
Sabemos que a falta de políticas públicas é o principal empecilho para diminuição desses índices alarmantes. “A morte de tantos jovens revela a inexistência de políticas para formação, profissionalização e inclusão social”, afirma o professor Antônio Flávio Testa, da Universidade de Brasília.
No dia 22 vamos mostrar que Belo Horizonte, não esta apático a situação de sua juventude, vamos a rua cobrar por politicas eficazes e contra o aparato repressor do Estado, principal agente do extermínio da juventude negra.
Vamos relembrar a esses governantes que não esquecemos da Chacina da Candelária, da Chacina da Maré, do sumiço do Pedreiro Amarildo, do assassinato do servente de pedreito Elenílson Eustáquio da Silva, no Aglomerado da Serra e tantos outros…”

5. DIA 09 DE AGOSTO, Faculdade de Direito e Ciências do Estado da UFMG, 10:30 às 20:30: “TIRE SEU RACISMO DO CAMINHO, QUE EU QUERO PASSAR COM A MINHA COR”

CHAMADA FB: https://www.facebook.com/events/146423212227708/ “Trata-se de uma RECEPÇÃO DE CALOUROS ANTIRRACISMO NA FACULDADE DE DIREITO DA UFMG, cuja programação será composta por uma mesa de debate sobre racismo, educação, e ações afirmativas na UFMG e atividades culturais, com apresentação de grupos musicais, dança, capoeira e oficina de penteados afro.
A intenção é responder ao trote racista realizado no primeiro semestre de 2013, por alunos da Faculdade de Direito dessa universidade e fazer repercutir os debates que surgiram ao longo da ocupação da Reitoria da UFMG, no que diz respeito à resistência da UFMG em aderir às cotas raciais e necessidade não só de adesão às cotas, mas também de criação de uma Pró-reitoria de Ações Afirmativas dentro dessa instituição.
O evento é aberto e gratuito, portanto, além dos alunos da UFMG, o convite se estende a qualquer pessoa que tenha interesse de participar.
A programação está sendo construída e até o momento estão confirmados: Roda de capoeira angola com o grupo Eu Sou Angoleiro, dança urbana com sheylla Bacellar, Vanessa Beco, o maracatu de Bombos de Iroko, a Banda Red Felps, Nego Doido e Anarco Funk.
O evento terá início às 10h30 da manhã, quando aguardamos a chegada das pessoas interessadas em contribuir com a organização do espaço e construção de cartazes e faixas como forma de manifestação sobre o tema do evento.”

6. DENÚNCIA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA (na região de Nova Contagem) e relato de atendimento público pela Delegacia de Mulher (Barro Preto): Lei Maria da Penha ineficiente; Necessidade de rede de solidariedade.
Sugestões: Ato em frente à Delegacia de Mulheres (Barro Preto); Campanha: por meio de cartas anônimas de relatos; Manifesto; Vídeos com interpretação de mulheres. Arte-ativismo.

7. Momento auto-crítica GT DIREITOS HUMANOS E LUTA CONTRA AS OPRESSÕES: a) organização e comunicação interna e externa (organização na wiki: Fred, Mariah e Mariana); desafio da transversalidade; periodicidade das reuniões, local das reuniões (centro ou periferia); necessidade de articulação com outros grupos e coletivos e movimentos sociais; cartilha; responsabilização das pessoas com as atividades…

8. DIA 29 DE AGOSTO: ATO PELA CAMINHADA LESBICA: mês de agosto da visibilidade lésbica; histórico de debilitação da ALEM no cenário da construção da Caminha da Lésbica de Belo Horizonte…

9. INFORMES DA OCUPAÇÃO NA CÂMARA MUNICIPAL DE BH

10. DIA 03 DE AGOSTO, Praça Brenda Lee (Raul Soares), às 14:00: “EM NOME DO AMOR”: Denúncia de possível gradeamento da praça, mais uma vez na tentativa de higienizar a cidade: Necessidade de ocupação da praça.

11. DIA 09 DE AGOSTO, Praça Oito de Março (Sete de Setembro) – Praça da Estação às 14:00: “ATO INDÍGENA NACIONAL -))->BH<-((-9 DE AGOSTO DIA INTERNACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS”
CHAMADA NO FB: “Dia Internacional dos Povos Indígenas – 9 de agosto
Ato Nacional ocorrendo em todo o Brasil em apoio a causa indígena. (Segue abaixo as cidades que já tem o evento marcado).
TODOS contra PLP 227 (para mais informações, veja a publicação fixada abaixo).

Rio de Janeiro (RJ): https://www.facebook.com/events/212037808944783/
Belo Horizonte (MG): https://www.facebook.com/events/394189307369317/?ref=3
Curitiba (PR): https://www.facebook.com/events/423045544476697/
Campinas (SP): https://www.facebook.com/events/570526896322914/
São Paulo (SP): https://www.facebook.com/events/148158368714002/?ref=3
Porto Alegre (RS): https://www.facebook.com/events/181950021974000/

CONCENTRAÇÃO DIA 9 DE AGOSTO DE 2013 Na PRAÇA da ESTAÇÃO.
Atividades Culturais, Sociais indígenas, feira de artesanato de várias etnias mineiras.
NECESSITAMOS DE VOLUNTÁRIOS PARA A GESTÃO E APOIO DO EVENTO
NECESSITAMOS DE APOIO, PARCERIA E DOAÇÕES A LOGÍSTICA;
"MANIFESTAÇÕES SOMENTE PACIFICAS"Aguardamos sugestões. E faremos todas as decisões de forma horizontal.Participe!

15:00 hs Preparação vídeos e feira de artesanato PRAÇA DA ESTAÇÃO.
16 ÁS 18:00 hs marcha - caminhando para PRAÇA 7.
18:30 hs exibição de curtas - PRAÇA DA ESTAÇÃO
19:00 hs celebração - PRAÇA DA ESTAÇÃO

12. DIA 09 DE AGOSTO: Sindrede-BH Avenida Amazonas, 491, 10º Andar, 19:00: LANÇAMENTO DA CARTILHA DO QUILOMBO RAÇA & CLASSE

CHAMADA FB: “Negros (Por Solano Trindade)
Negros que escravizam
e vendem negro na África
não são meus irmãos
negros senhores na América
a serviço do capital
não são meus irmãos
negros opressores
em qualquer parte do mundo
não são meus irmãos
Só os negros oprimidos
escravizados
em luta pela liberdade
são meus irmãos
Para estes tenho um poema grande como o Nilo

Convidamos todxs à participar do lançamento da cartilha que discute a questão racial na visão do Movimento Nacional Quilombo Raça Classe. Pretendemos demonstrar com esta publicação como a própria História (e, inclusive o conceito) do racismo se confunde com a do capitalismo”

13. DIA 22 DE SETEMBRO: DIA MUNDIAL SEM CARRO

14. DIA 28 SETEMBRO: ATO CONTRA MISS BRASIL EM BELO HORIZONTE

15. PROXIMA REUNIÃO GT DIREITOS HUMANOS E LUTA CONTRA AS OPRESSÕES: TERÇA-FEIRA, DIA 06 DE AGOSTO, AS 19:00, PRAÇA BRENDA LEE

PAUTA PROXIMA REUNIÃO:
- Dar andamento às deliberações da última reunião realizada no dia 23 de julho de 2013.
- Deliberar o dia do ATO CONTRA VIOLENCIA DOMESTICA
- Apoiar e construir MARCHA NACIONAL CONTRA O GENOCÍDIO DO POVO NEGRO
https://www.facebook.com/events/142710172604190/
- Apoiar e construir CAMINHADA LESBICA
- Higienização da Praça Brenda Lee (Raul Soares):
http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2013/08/01/interna_gerais,430067/vizinhos-querem-grades-em-volta-da-praca-raul-soares.shtml
- Periodicidade das reuniões
- Demais pautas a serem levantadas pelas pessoas presentes

Fim da ata!

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License