Em Discussao

ESPAÇO PARA DIALOGO


1) Princípios APH

Pessoal nós do GT de Construção e Disseminação da APH sentimos a necessidade de pensar e discutir princípios para APH.

Entendendo a assembleia como um espaço de iniciativa e proatividade começamos a discussão entre nós para dar um pontapé para o debate a partir do levantamento de princípios e uma redação inicial de descrição dos mesmos. E, agora, também entendendo a assembleia como um espaço de construção conjunta estamos colocando essa primeira redação aqui na wiki para ampliar o debate.

Só pra organizar vamos fazer assim na primeira fica a redação inicial e na segunda parte os comentários. Sugiram alterações, junções e/ou novos princípios:

Primeira Parte - Redação inicial:

1) Horizontalidade – Espaço sem hierarquização, onde todos tem a liberdade de se expressar, o direito de falar livre de coações e o mesmo peso para decidir.
2) Popular - Canal aberto e de busca ativa das diversas vozes que compõem toda a sociedade. Disseminar, facilitar e permitir acesso a todos e ter o apoio desses.
3) Não sectarismo - Respeito a particularidade de cada um, sem impor ideologias e sem qualquer tipo de intolerância. Estamos juntos para buscar algo uno entre nos. O modo de vida, ideologia, ou orientação de qualquer natureza da própria pessoa não deve ser problematizado. Não ha de se questionar, portanto se a pessoa eh preta, branca, rica, pobre, maior, menor, louco ou são, mas tão somente as ideias expostas e ações propostas e/ou realizadas. As ideias e ações são passiveis de serem dissolvidas e recusadas, as pessoas não.
4) Não estigmatizacao - Não julgar e não rotular as pessoas a partir de quaisquer tipos de categorizações.
5) Autonomia dos GTs - Os GTs são instrumentos da APH, e sua autonomia emana dela; os GTs tem liberdade de intervenção (atos, aulões, seminários, etc) e de discussão, mas não de reivindicação.
6) Experimental - Processo continuo e dinâmico de construção e experimentação. Os princípios, meios (métodos) e fins (reivindicações e objetivos) estão sempre abertos à mudança. A APH é um processo autocrítico continuo e não um fim em si mesmo.
7) Buscar o consenso – Amplo debate que busque decisões e deliberações que contemplem a todas as visões expostas, sendo possível, em caso de propostas mutuamente excludentes, consensuar a necessidade da abertura de um processo de votação.
8) Proatividade - Ter iniciativa para fazer com que os processos e propostas aconteçam e/ou se desenvolvam
9) Transparência - Não só o produto é divulgado, mas também o processo para se chegar nele; de forma a assegurar a ampla divulgação dos mesmos, através de diferentes meios de comunicação.
10) Concretização/ eficiência/ produtividade - Atingir resultados
11) Funcionamento em rede - Estrutura em teia de elos de pessoas e grupos que se conectam em fluxo horizontal. Esses elos demandam e são demandados mutuamente por informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns

Segunda Parte - Comentários:

(para comentar é só fazer assim: clicar na abinha "editar" na parte superior da pagina > clicar em "esta pagina" > escrever aqui na segunda parte destinada a comentarios)

Paulo Rocha: Vejo a necessidade de ter os verbetes em resumo (que já está muito bem feito) mas também a necessidade de uma explicação/conceituação um pouco mais ampla e aprofundada.

Breno Bedê: O princípio "Experimental" (nº6) está quase que extinto, sendo que a tentativa de tratar de assuntos delicados de participação dos manifestantes é inviabilizada por parte de dirigentes da APH. Além disso, não há mais debate sobre o propósito do movimento ou sobre o que o mesmo deve vir a ser. (15/Jun/2014)

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License