GT Democratização da Mídia

Sobre o GT

O GT de Democratização da Mídia é um dos grupos temáticos constituídos na Assembleia Popular Horizontal para discutir sobre a necessidade da democratização da mídia brasileira e propor ações nesse sentido nas esferas municipal, estadual e nacional.

O grupo é aberto e conta a colaboração de tod@s que tenham interesse nesse debate e vontade de mudar a triste realidade da mídia brasileira. Acompanhe as discussões também pelo grupo do facebook GT Democratização da mídia - APH

O grupo apoia e é apoiado pelas entidades:

-Associação Imagem Comunitária conheça a AIC
-Oficina de Imagens conheça a Oficina de Imagens
-Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação (Enecos) conheça a ENECOS
- Fórum Nacional pela Democratização da Comunicaçãoconheça o FNDC
- (Outras entidades que integrem o GT sintam -se a vontade para inserir seu nome e endereço eletrônico)

Além disso, depois do aulão promovido pelo grupo sobre "O marco regulatório das comunicações" o grupo se somou à campanha para expressar a liberdade e se comprometeu a ajudar na coleta de assinaturas para o Projeto de lei de iniciativa popular das comunicações.

Porquê democratizar a mídia brasileira?

Para construir um país mais democrático e desenvolvido precisamos avançar na garantia ao direito à comunicação para todos e todas. O que isso significa? Significa ampliar a liberdade de expressão, para termos mais diversidade e pluralidade na televisão e no rádio.

Ainda que a Constituição Federal proíba os oligopólios e os monopólios dos meios de comunicação, menos de dez famílias concentram empresas de jornais, revistas, rádios, TVs e sites de comunicação no país. Isso é um entrave para garantir a diversidade.

Pare e pense! Como o índio, o negro, as mulheres, os homossexuais, o povo do campo, as crianças, aparecem na televisão brasileira? Como os cidadãos das diversas regiões, com suas diferentes culturas, etnias e características são representados? A liberdade de expressão não deveria ser para todos e não apenas para os grupos que representam os interesses econômicos e sociais de uma elite dominante? Existem espaços para a produção e veiculação de conteúdos dos diversos segmentos da sociedade na mídia brasileira?

A concentração impede a circulação de ideias e pontos de vista diferentes. São anos de negação da pluralidade, décadas de imposição de comportamentos, de padrões de negação da diversidade do povo brasileiro.
Além disso, a lei que orienta o serviço de comunicação completou 50 anos e não atende ao objetivo de ampliar a liberdade de expressão, muito menos está em sintonia com os desafios atuais da convergência tecnológica.

A Constituição de 1988 traz diretrizes importantes nesse sentido, mas não diz como alcançá-las, o que deveria ser feito por leis. Infelizmente, até hoje não houve iniciativa para regulamentar a Constituição, nem do Congresso Nacional, nem do governo.

Diante desse cenário, entidades da sociedade civil e do movimento social se organizaram para encaminhar um Projeto de Lei de Iniciativa Popular das Comunicações para regulamentar o que diz a Constituição em relação às rádios e televisões brasileiras. A marca de 1 milhão e trezentas mil assinaturas colocará o Projeto de Iniciativa Popular por Mídia Democrática em debate no Congresso Nacional!

Vamos mudar a história da comunicação brasileira levando às ruas o debate da democratização da comunicação.

Como?

KIT COLETA

Todo cidadão/cidadã pode buscar voluntariamente as assinaturas para o projeto. Disponibilizamos abaixo um kit com o material necessário para o diálogo nas ruas.

Observação importante sobre a “exigência” do título de eleitor: A exigência do título de eleitor feita pela Câmara dos Deputados para este tipo de projeto pode vir a dificultar a coleta. No entanto, acreditamos que é possível adotar uma política em que isto não seja um problema. Ou seja, NINGUÉM SEM TÍTULO DE ELEITOR VAI DEIXAR DE ASSINAR. Se a pessoa não tiver o título, pede-se o nome da mãe e a data de nascimento. O formulário já vai ter espaço pra isso. Em último caso, se a pessoa estiver com pressa ou se não quiser preencher o nome da mãe, pode deixar em branco essa parte.

- Folha de Rosto para coleta de assinaturas: endereço para baixar o texto explicativo para apresentar antes da coleta da assinatura

- Lista para coleta de assinatura/Lista de apoiamento: formulário para preenchimento dos dados do cidadão/cidadã que assinará o projeto endereço para baixar o arquivo

- Projeto de Lei da Comunicação Social Eletrônica Texto completo do Projeto de lei de iniciativa popular

- Kit Coleta em PDF com todos os materiais: folha de rosto, lista de apoiamento e texto do Projeto de Lei kit coleta completo

- Lei Comunicação Social Eletrônica projeto de lei versão simples e comentada

Marco Civil da Internet

(…)Espaço reservado para quem tiver domínio sobre o assunto.

Últimas notícias

Abraço em defesa da Rede Minas
Movimento Negro e a democratização da comunicação
Democratização da mídia é prioritária para defesa da soberania
Votação do Marco Civil da internet fica para segunda semana de agosto