Relatoria do encontro do GT de Educação - 17/07/ 2013 na sede do SINDREDE-BH

Reuniram-se hoje 22 pessoas do GT de Educação da Assembleia Popular Horizontal. Após algumas falas com propostas de pautas, foi encaminhado como ponto central a discussão da organização e estruturação do GT. Assim, a relatora optou por organizar em dois tópicos a discussão de hoje, sendo o tópico 1 a organização e estruturação do GT e o tópico 2 a relação com as propostas de pauta. Em cada tópico estão as propostas e as deliberações do grupo.

1 – Organização e estruturação do GT

Propostas:

Necessidade de dia fixo para as reuniões do GT.
Reuniões nos fins de semana.
Montar comissão que negociará com o Governo de Minas.
Criar estratégias para fortalecer o GT.
Definir os locais de divulgação das atas. Postar as atas no site da APH.
Definir responsável para criar evento do GT no facebook.
Unificar as discussões que foram feitas em todos os GTs de Educação.
Montar uma comissão para sistematização das relatorias das reuniões anteriores do GT.
Montar comissão de comunicação.
Manter as reuniões no Sindrede.
Fazer um rodízio de locais de reunião. Lugares propostos: Viaduto Santa Tereza, E.M. Paulo Mendes Campos, IMACO, Escola Popular, Faculdade de Direito e Sindrede.
Alternar os dias da reunião entre sábado e dias úteis.
Houve duas propostas de periodicidade: semanal ou quinzenal.
Propostas de horários para as reuniões no sábado: 14, 15 ou 17h.
Em cada reunião ter um relator diferente que será responsável por sistematizar as propostas e postar o relato no site da APH.
Diferenciar as atividades externas, como as aulas públicas, das reuniões do GT.

O que foi deliberado:

A partir de votação e, em alguns pontos, consenso, as reuniões do GT ocorrerão semanalmente aos sábados, a partir das 16h, sempre na E.M. Paulo Mendes Campos. A data da próxima reunião: 27/07/2013. Foram formadas duas comissões. A primeira é a Comissão de sistematização das propostas do GT. Discutiu-se que esta comissão deveria ser composta por pessoas que estivessem acompanhando o GT desde o início. O nome da Vanessa foi sugerido por duas pessoas pelo fato dela estar acompanhando os GTs e ter feito a relatoria da última reunião. Pessoas que comporão esta comissão: Vanessa, Felipe, Renata, Conceição Veloso, Flavinha. Essa comissão ficará responsável pelo resgate e sistematização das propostas de todas as reuniões do GT de Educação a ser apresentado na reunião do dia 27/07/13. Também se responsabilizará pelas atualizações das propostas

A segunda comissão é a Comissão de Comunicação que ficará responsável por definir e manter diversos canais de divulgação das pautas do GT para a sociedade, buscando implementar as propostas do GT para a comunicação, que serão relatadas a seguir. Pessoas responsáveis por esta comissão: Firmínia, Tamires, Daniel Wardil e Thaís.
Propostas para a Comissão de Comunicação:

Elaborar material com as bandeiras votadas na APH para enviar para os colégios e universidades. Levar para as escolas e universidades as reivindicações nos três níveis de ensino: federal, estadual e municipal.
Montar grupo de discussão por e-mail para os integrantes do GT. Esse grupo seria restrito aos participantes do GT para trocar informações, tomando o cuidado para que o espaço de debate, por excelência, seja a reunião do GT.
Criar evento para divulgar os dias das reuniões do GT no Facebook.
Transmitir as reuniões do GT pelo PosTV.
Criar blog para o GT, onde possam ser postados textos mais elaborados sobre as pautas.

2 – Pauta da próxima reunião

Propostas:

Apresentar os relatos das reuniões anteriores sistematizados.
Focar a discussão na pauta do financiamento. 10% do PIB para a educação já. Aplicação dos 30% do orçamento em BH. Fazer aulas públicas sobre este tema.
Entender cada item da pauta. Entender o que é cada elemento em cada nível: municipal, estadual e federal.
Debater o tipo de educação que defendemos, tendo em vista que existem dois tipos de educação: uma para a classe trabalhadora e uma para a classe burguesa, classe média alta.
Definir 2 pontos de pauta: 1 – apresentação da sistematização das discussões dos GTs anteriores. 2 – Debate dos principais pontos de pauta.
Levantar 10 eixos temáticos e hierarquizá-los.
Aprofundar os debates em torno dos pontos aprovados na APH em cada nível de ensino: municipal e estadual. Que este aprofundamento seja esgotado na próxima reunião.
Debater na próxima reunião os pontos aprovados na APH no nível estadual para preparar a comissão que será eleita para se reunir com a Secretaria Estadual de Educação. Os aprofundamentos nas esferas municipal e federal seriam feitos em duas ou mais reuniões posteriores.
O que foi deliberado por votação: A próxima reunião terá duas pautas: 1- Apresentação da sistematização dos relatos dos GTs anteriores pela Comissão de sistematização de propostas do GT. 2 – Aprofundamento das pautas votadas na APH no nível estadual: piso salarial, financiamento da educação, universalização, currículo e gestão democrática.

Propostas de atividades:

Aulas públicas na Praça Sete;
Apoiar as mobilizações propostas pelos sindicatos da educação.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License