Reunião de 29/07/2013 - GT Arte e Cultura

Ata da Reunião GT Arte e Cultura - 29/07/2013

Local: Avenida Afonso Pena em frente à Prefeitura Municipal (transferido do Espanca! para lá em solidariedade à ocupação da Prefeitura)

Informes:

  • Informe geral sobre as pautas discutidas na APH de Domingo (28/07). Necessidade de maior presença dos membros do GT na APH.
  • Acontecerá, no dia 9 de Agosto, às 10h30, evento independente de recepção aos calouros da Faculdade de Direito da UFMG focado no combate ao racismo. O evento é intitulado Tire o seu racismo do caminho que eu quero passar com a minha cor. Foi pedida a colaboração e participação dos membros do GT.
  • Conquista da ocupação da UFMG: Seminário para discutir a criação de uma pró-reitoria de ações afirmativas.

Pautas:

Ocupação do dia 11

Data: 11 de agosto (deliberou-se que a ocupação acontecerá no dia 11 mesmo sendo dia dos pais, já que na outra data aventada , 10/08, acontece a 5ª Conferência Nacional das Cidades - Etapa Belo Horizonte)
Horário:
Ocupação e organização: 9h.
Início das actividades: 14h.

Gabriel Murilo ficou com a incumbência de criar uma planilha para a distribuição de espaços e horários dA Ocupação.

Manuel, Gabriel e Alisson (ilustração) vão desenvolver um passo-a-passo para chamar as pessoas para A Ocupação e auxiliar quem estiver interessado em produzir um evento, salientando a questão da construção coletiva e horizontal. Ao convidar os demais GTs, deixar claro que se trata de um evento cultural, pedindo que tragam o que há de cultural nas suas áreas.

Foi consensual a necessidade da lavagem do viaduto antes e depois dA Ocupação, para que o espaço esteja limpo para o acontecimento e permaneça limpo após o término das actividades.

A Ocupação visa a chamar a atenção para o facto de que já existe um “corredor cultural” na Av. Aarão Reis, sendo que o corredor cultural institucionalizado que se pretende instalar no local é resultado de interesses comerciais de grandes empresários.

Observações dos participantes:

Gabriel - Na última reunião, entendemos que não deveríamos querer pintar a cara da ocupação, mas permitir que essa cara seja construída por quem vai estar lá.

Leonardo - Uma ocupação parte de um fato político e uma negociação política posta.

Cristiano - Sair um documento do GT pedindo a reforma da lei. A Ocupação tem que estimular a auto-produção.

Gabriel - Geraram-se grupos que se juntaram e organizaram toda a produção. A partir do momento em que a tabela estiver preenchida, fica fácil juntar os pontos. O passo-a-passo e os textos têm que deixar claro esse carácter. Eu vejo a Ocupação como uma manifestação diferente, uma manifestação estética em que a gente dialoga com a sociedade não verbalmente, politicamente, mas por meio de uma estética.

Leonardo - É importante manter aberta a inserção das pautas.

Jairo - Gostaria de reforçar a idéia de fazer uma acção mais contundente, como uma ocupação de fato num lugar de interesse da área da cultura, como  a FMC, o Palácio das Artes, etc.

Bia - Os grupos afins vão necessariamente se unir. Não dá para centralizar a produção. É melhor descentralizar. Existem muitas demandas do sector de arte e cultura e um acontecimento como o do dia 11 pode ter um momento para reunirmos todo mundo e virmos ocupar o Palácio das Artes. O que isso vai virar depois vai ser a conjuntura que vai dizer.

Natacha - Essa ocupação tem a ver com “o corredor cultural já existe” e tem a ver com uma mega-operação urbana que está para acontecer pela Andrade Gutierrez. Interesses escusos da Ângela Gutierrez, Museu de Artes e Ofícios…

Leonardo - Há esse lugar espontâneo da Ocupação, mas também existe um acúmulo que nos permite entender a ocupação de um imóvel público como uma estratégia.

Seminário

Aprovada a redação do 3º eixo nos termos da ata da reunião do dia 22/07.

Natacha - O Idelber topou dar um aulão no dia 21 de Agosto à noite. Temos só que produzir.

Jairo - Sobre a proposta do item Educação e Estética, do eixo Arte-educação, Cultura e Transversalidade: O que falta na questão da estética e pedagogia é ética.

Lei Municipal

Cristiano - Aproveitar o momento político para cobrar uma posição sobre a reformulação da lei em 2011.

Leonardo - No dia 7 a FMC vai apresentar justificativas e até hoje os recursos têm que ser apresentados. Levar a questão dos pareceres infundados para a reunião do dia 7.

Próxima Reunião

Segunda-feira, 5 de Agosto, às 19h no Espanca! (Av. Aarão Reis, 542 - Centro)

Pautas da próxima reunião:

  • Definições sobre o seminário;
  • Discussões sobre o resultado da Lei Municipal com vistas à reunião do dia 7;
  • Escolha dos delegados do GT para negociação com autoridades e representação na APH;
  • Discussão sobre a realização de um acto mais contundente a fim de chamar a atenção para as pautas da cultura.
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License