O que é a APH?

A Assembleia Popular Horizontal (APH) foi criada no contexto da eclosão das recentes manifestações em Belo Horizonte e no Brasil,a partir do entendimento de que era necessário um espaço espontâneo, aberto e horizontal de debate que permitisse o levantamento das reivindicações populares e a organização da pluralidade de vozes de forma coordenada para obter resultados concretos.

Assim, no dia 18 de Junho de 2013, aconteceu a primeira sessão da Assembleia debaixo do Viaduto Santa Tereza, marcando o início de um trabalho coletivo-colaborativo, horizontal e suprapartidário que busca sistematizar as pautas do movimento e divulgá-las de maneira clara, bem como propor e realizar atos organizados na cidade visando uma resposta efetiva para as demandas levantadas.

Desde o seu início, a Assembleia Popular Horizontal tem experimentado um formato mais democrático de participação popular no debate e nas decisões que dizem respeito e afetam o cidadão. A APH é um espaço pautado pela horizontalidade, ou seja, pela oportunidade igual de participação para todos. Esse é um processo contínuo de construção coletiva, sobretudo a formulação a adaptação da metodologia,
visando sempre o aperfeiçoamento das nossas práticas que viabilizem a participação popular com eficiência, almejando que esse princípio seja reproduzido em outras esferas da sociedade.

O espaço de discussões e definição de ações é aberto para qualquer temática, e tem pautado, de maneira geral, questões relativas às políticas públicas e até mesmo princípios comportamentais que buscam efetivar uma sociedade fundamentada em princípios como vida digna, respeito e valorização da diversidade, fim de preconceitos de qualquer espécie, empoderamento pessoal e esforço coletivo nas questões da cidade, dentre outras concepções do que seria verdadeiramente VIVER a cidade de maneira democrática.

Para sistematizar o debate e a formulação de ações dentro desse amplo rol de pautas, criamos GT's (Grupos Temáticos) baseados em alguns eixos de discussão. São eles:


1. GT de Arte e Cultura
2. GT de Democratização da Mídia
3. GT de Educação
4. GT FIFA e Mega Eventos
5. GT de Meio Ambiente
6. GT de Mobilidade Urbana
7. GT de Reforma Política
8. GT de Reforma Urbana
9. GT de Saúde
10. GT de Segurança Pública
11. GT de Direitos Humanos
12. GT de Permacultura

Além disso, foram criada comissões formadas para organizar questões operacionais específicas:

Comissão de Comunicação
Responsável pela divulgação das principais informações e eventos da Assembleia Popular Horizontal reinterligação entre os GTs e a própria Assembleia, mediação da página no Facebook, bem como o contato com imprensa e interlocução com os canais de mídia em geral.

Comissão de Construção e Disseminação da Assembleias
Organiza-se para propor formatos de assembleias horizontais para as diversas regiões de Belo Horizonte e cidades vizinhas, afim de disseminar a prática, aumentar a participação e trazer as pautas locais.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License