15/07/2013 - Ata GT Arte e Cultura

Data: 15/07/2013

Local: Teatro Espanca! (Rua Aarão Reis, 542, Centro, Belo Horizonte, MG)

Horário:19:00 às 23:00h

Presentes: (completar com a lista de chamada)

Pautas: - Seminário

Informes:

- Ocupação da reitoria, a Assembléia Popular vai integrar na quinta, 18/06. Sugestão de mudar o local da próxima reunião para o campus da UFMG, e chamada para apoio cultural da ocupação.

- Chamada para colaboração: Ação - Intervenções nos relógios hoje (15/07) depois da reunião, "Ocupe a mídia".

- Chamada para colaboração: Abaixo assinado - Lei de reforma da mídia. Precisam de aprox. 1.400.000 assinaturas.

- Reunião do Conselho Municipal de Cultura sobre o Plano e a eleição. Na quarta (falta data)14h na FMC auditório 1 andar.

- A reunião do GT comunicação pede que um membro participe da comissão de comunicação para fazer ponte. - Ninha, Raíssa e Dóris fazem parte.

- GT tem que escolher um representante da cultura para possíveis comissões de negociação com autoridades.
Casa da Música está em vias de ser efetivada e abre para contribuições para o projeto de ocupação gerido pelo Fórum da Música.

- Chamada para colaboração em intervenções: projeções recorrentes em prédios na cidade.

- Silvia, faz sugestão de intervenção com adesivos nas placas “PARE”.

Abertura da pauta:

Leitura dos pontos redigidos e dos novos propostos com defesas e destaques.

1º Ponto (Fundo e incentivo). Concluiu-se que conceitualmente a proposta do Jairo é um ponto político amplo onde o primeiro eixo se figura como um ponto prático.

2º ponto (volta da Secretaria Cultura). Entendeu -se que a proposta do Jairo discute o modelo de estado e pode ser o ponto chave do seminário norteador.

3º ponto (Centros Culturais). O eixo busca potencializar os equipamentos já existentes. Jairo aponta para uma compreensão ampla de Centros de Cultura para além dos aparelhos que sobre oneram o estado. Precisa ser repensado e reescrito

4º ponto (Política de Ocupação de espaços). Consensual.

5º ponto (Ensino de Arte na escola). Discussão sobre educação e cultura.

Encaminhamentos:

- Juarez Dairel, José Jorge de Carvalho - nomes sugeridos para compor a “mesa” (modelo ainda será discutido) do Seminário. Outros nomes deverão ser levados pra próxima reunião que tratará do Seminário.

- Realizar um aulão coletivo de nivelamento sobre temas e conceitos básicos da cultura e Políticas Públicas Culturais antes da abertura dos debates do seminário.

- Comissão para reformular e redigir os 5 pontos. Postar no facebook até 5 feira, trabalhar pela rede. (Leo, Jairo, Maíra, Gustavo, Natasha e Silvia).

- Local da próxima reunião do GT mudou para a ocupação da UFMG as 19:00. Pauta: Próxima Ocupação e demais ações culturais.

- Reunião dia 22/07, segunda-feira, 19:30 no Espanca. Pautas (inclusão das não contempladas nesta reunião):
- Elaboração do seminário - data, local, fixação dos temas centrais, nomes indicados e formato do seminário.
- Resoluções acerca das reuniões com governador e/ou secretariados do governo.
- Escolha dx delegadx do GT nas comissões da Assembleia Popular Horizontal (para fins de reunião com autoridades, etc., levando as demandas específicas da Arte e Cultura)

Relatoria:

Leitura dos 5 eixos.

Jairo - Sugestão de alteração das propostas (pegar com Jairo).

Gabriel - Pergunta se textos foram enviados para Prefeitura e sugerir a candidatura de 10 pessoas do setor (que setor)?

Silvia - Aponta que as ideias do Jairo já são uma elaboração do que o seminário vai se dedicar.

Chico - Contrapõe a fala do Jairo colocando que as pautas do jeito que estão colocadas são do cotidiano e mais práticas.

Lolene - Aponta que a volta da Secretaria de Cultura é o ponto mais importante.

Gabriel - Sugere encaminhamento de 5 dias, uma p/ cada tema com dois convidados, um técnico e um conceitual.

Rafael - Aponta a falta da Cultura nas pautas da Assembléia e a dificuldade dos agentes em trazer suas demandas. Coloca a importância do Seminário para embazar a cidade para fomentar as pautas práticas.

Henrique - Encaminhar uma pauta efetiva para os palestrantes e para o governador.

Natasha - Apoia o encaminhamento dos 5 eixos com nomes técnicos e conceituais. Sugere o tema "Cultura e território" como transversal a todos os eixos.

Jairo - Sugere que a contribuição não seja "conceitual" mas "política".

Leo - Sugere não abandonar o norte de ação dos 5 eixos e retomar a leitura para acabamento.

Scandar - Aponta exemplo de Medellin que investiu 5% a mais na cultua e diminuiu gastos em outros setores por otimização.

Nina - sugere uma organização dos temas por pontos base.