Breve Comentário Sobre As Vitorias Da Segunda Ocupacao

Breve cometário sobre as vitórias da segunda ocupação e sua divulgação

Ana Silva

Ouvi várias afirmações e opiniões críticas acerca da divulgação das conquistas obtidas na última ocupação da Câmara. E me senti quase na obrigação de escrever a respeito.
Primeiramente, gostaria de clarear um ponto. Apesar da Audiência Pública dos transportes ter sido solicitada pelo vereador Gilson Reis, este encontrou o contexto de ocupação da Câmara com ambiente favorável para sua proposição. Sem contar, é claro, as inúmeras visitas, conversas que nós que ocupávamos o local fizemos nos seis dias que lá permanecemos.
Ou seja, tivemos duas vitórias concretas: a audiência pública sobre os transportes do dia 26 e audiência de prestação de contas e apresentação do plano de metas no dia 28.
Segundo ponto: devemos fazer uma distinção entre vitórias concretas e materiais. Ao contrário do que algumas pessoas vêm replicando nas nossas últimas reuniões, divulgamos na imprensa de forma clara as nossas vitórias e até onde sei isso foi noticiado sim. O que acontece é que a opinião pública, receptora da mensagem que repassamos, não irá decodificar essa vitória com o mesmo peso ao rodar a catraca e ver os 0,15 de redução da primeira ocupação. Eu não precisava ter visto uma reportagem sequer, mas ao ver a redução do preço, eu me perguntaria: Por quê? Como? Quem? E dessa forma fica claro que, a primeira ocupação teve vitórias concretas e materias, enquanto na segunda ocupação apenas vitórias concretas. Para não teorizar, de forma rápida e sintética esclareço que enntendo imaterial como aquilo que é intangível, enriquecido da informação e do conhecimento. E na dinâmica do imaterial, assim como cunhou André Górz1 , há uma valorização do saber e este se torna a fonte mais importante da criação de valor.
Para mim estas duas audiências, são oportunidades únicas em que poderemos (munidos de argumentos) questionar várias das ações adotadas pela atual gestão, pressionar para a abertura da CPI dos transportes, entre outros desdobramentos possíveis. Desta forma, o preparo proposto pelo aulão de orçamento público e o afinco em articular ações tornam-se fundamentais.
Por fim, ressalto que as pessoas que fizeram essas críticas, fizeram com propriedade, no entanto, é importante colocar outros pontos que podem contribui para uma análise.